Há algo de grandioso acontecendo no mundo

Há algo de grandioso acontecendo no mundo

Ainda não nos demos conta de algo extraordinário que está acontecendo.

Há alguns meses, me descolei da sociedade, me libertei das amarras e medos que me prendiam ao sistema. E desde então, passei a ver o mundo sob uma diferente perspectiva. A perspectiva de que tudo está se transformando e a maioria de nós sequer se deu conta disso.

Por que o mundo está se transformando? Nesse post vou listar os motivos que me levam a acreditar nisso.

1- Ninguém aguenta mais o modelo de emprego

Cada um está chegando no seu limite. Pessoas que trabalham em grandes corporações não aguentam mais seus empregos. A falta de propósito começa bater à porta de cada um como um grito de desespero do peito.

As pessoas querem sair. Querem largar tudo. Veja quantas pessoas tentando empreender, quantas pessoas tirando períodos sabáticos, quantas pessoas estão em depressão no trabalho, quantas pessoas em burnout.

2- O modelo do empreendedorismo também está mudando.

Há alguns anos, com a explosão das startups, milhares de empreendedores correram para suas garagens para criar suas ideias bilionárias. A glória dos empreendedores era conseguir um investidor. Grana do investidor na mão era praticamente a taça da copa do mundo.

Mas o que acontece quando você recebe um aporte de investidor?

Você volta a ser um funcionário. Você tem pessoas que não estão alinhadas com seu sonho, que não estão nem aí para seu propósito e tudo passa a girar em função do dinheiro. O retorno financeiro passa a ser o principal driver.

Muita gente está sofrendo com isso. Excelentes startups começaram a patinar porque o modelo de buscar dinheiro nunca tem fim.

É preciso uma nova forma de empreender. E tem muita gente boa já fazendo isso.

3- O surgimento da colaboração

Muita gente já se ligou que não faz sentido ir sozinho. Muita gente já acordou para essa loucura que é a mentalidade do “cada um por si”.

Pare e pense friamente. Não é um absurdo, nós que somos 7 bilhões de pessoas vivendo no mesmo planeta, nos separarmos tanto? Que sentido faz, você e as milhares (ou milhões) de pessoas que vivem na mesma cidade virarem as costas umas para as outras? Cada vez que começo e pensar nisso, fico até desanimado.

Mas felizmente as coisas estão mudando. Todos os movimentos de economia colaborativa estão apontando nessa direção. A direção da colaboração, do compartilhamento, da ajuda, de dar as mãos, da união.

E isso é lindo de se ver. Até emociona.

4- Estamos começando finalmente a entender o que é a internet

A internet é uma coisa incrivelmente espetacular e somente agora, depois de tantos anos, estamos conseguindo entender o seu poder. Com a internet, o mundo se abre, as barreiras caem, a separação acaba, a união começa, a colaboração explode, a ajuda surge.

Alguns povos fizeram revoluções com a internet, como a Primavera Árabe.Aqui no Brasil estamos começando a usar melhor essa ferramenta magnífica.

A internet está derrubando o controle de massa. Não tem mais televisão, não tem mais uns poucos jornais dando as notícias que querem que a gente leia. Cada um vai atrás daquilo que quer. Cada um se une com quem quiser. Cada um explora o que quiser explorar.

Com a internet, o pequeno passa a ter voz. O anônimo passa a ser conhecido. O mundo se une. E o sistema pode quebrar

5- A queda do consumismo desenfreado

Por muitos anos fomos manipulados, estimulados a consumir como loucos. A comprar tudo que era lançado, a ter o carro mais novo, o primeiro iphone, as melhores marcas, muita roupa, muito sapato, muito muito, muito tudo.

Mas as pessoas já começaram a sacar que isso tudo não faz sentido.Movimentos como o lowsumerism, slow life, slow food, começam a aparecer pra mostrar que nos organizamos da forma mais absurda possível.

Cada vez menos gente usando carro, cada vez menos pessoas comprando muito, cada vez mais gente trocando roupas, doando, comprando usado, dividindo bens, compartilhando carros, apartamentos, escritórios.

A gente não precisa de nada disso que falaram que a gente precisava.

E essa consciência quebra qualquer empresa que vive do consumo desenfreado.

6- Alimentação saudável e orgânica

A gente era tão louco que aceitou comer qualquer lixo. Era só ter um sabor gostoso na língua que beleza.

A gente era tão desconectado, que os caras começaram a colocar veneno na nossa comida e a gente não falou nada.

Mas aí um pessoal começou a acordar e começaram a dar força pro movimento de alimentação saudável, de consumo de orgânicos.

E isso vai ganhar força.

Mas o que que isso tem a ver com economia e trabalho? Tem tudo a ver!

A produção de alimentos é a base da nossa sociedade. A indústria alimentícia é uma das principais do mundo. Se a consciência muda, se nossa alimentação muda, a forma de consumo muda, e as grandes corporações precisam acompanhar essas mudanças.

O pequeno produtor está voltando a ter força. As pessoas começando a plantar sua própria comida também.

E isso muda toda a economia.

7- Despertar da espiritualidade

Quantos amigos você tem hoje que fazem yoga? E meditação?

Quantas pessoas faziam isso 10 anos atrás?

A espiritualidade por muitos anos era coisa do pessoal do esoterismo. Era coisa de gente esquisita do misticismo.

Mas felizmente isso está mudando. Chegamos no limite da nossa racionalidade. Pudemos perceber que só com a mente racional não conseguimos entender tudo que se passa aqui. Tem mais coisa acontecendo e eu sei que você quer entender.

Você quer entender como essas coisas que acontecem aqui funcionam. Como a vida opera, o que rola depois da morte, o que é essa parada de energia que tanto falam, que que é física quântica, como é que os pensamentos podem se materializar e criar nossa realidade, o que são as coincidências e sincronicidades, por que quem medita é mais tranquilo, como é possível curar com as mãos, e essas terapias alternativas que a medicina não aprova, mas funcionam?

Empresas promovendo meditação aos funcionários. Escolas ensinando meditação para crianças.

8- Movimentos de desescolarização

Quem criou esse modelo de ensino? Quem escolheu as matérias que você precisa estudar? Quem escolheu os temas que são estudados nas aulas de história? Por que não nos ensinaram sobre outras civilizações antigas?

Por que uma criança deve aprender a obedecer regras? Por que ela deve assistir a tudo em silêncio? Por que ela deve vestir uniforme?

Prestar uma prova para provar que você aprendeu?

Criamos um modelo que forma seguidores do sistema. Que prepara pessoas para serem seres humanos ordinários e medianos.

Mas felizmente também, tem muita gente trabalhando para mudar isso. Movimentos de desescolarização, hackschooling, homeschooling.

Talvez você nunca tenha pensado nisso e esteja em choque com o que estou colocando aqui.

Mas tudo isso está acontecendo.

Silenciosamente, as pessoas estão acordando, se dando conta da loucura que é viver nessa sociedade.

Olhe para todos esses movimentos e tente pensar que tudo está normal.

Eu acho que não está.

Há algo de muito extraordinário acontecendo no mundo.

— — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — -

Esse post foi uma mistura de muita coisa que eu acredito e nos próximos textos aqui vou compartilhar mais dessa visão e também dividir com vocês tudo o que eu e meus amigos estamos fazendo para criar um novo modelo, um novo sistema e quem sabe ajudar a criar uma nova economia.

https://medium.com/transitions-channel/h%C3%A1-algo-de-grandioso-acontecendo-db8120e49c9f#.wtb8pj114

 

Comments (13)

  1. out 28, 2015 at 7:30 pm

    Tanaka, com esse post você acaba de descrever a minha vida e os meus valores. Também acho que esta tudo errado e eu ja pratico esse distanciamento do sistema. Mas como vc também ja deve ter sentido, precisamos nos conectar com outras pessoas que pensem da mesma forma. E vou te confessar, ta difícil…
    A maioria vive uma vida míope, não consegue enxergar essas coisas que vc citou, que são obvias!
    Mas de vez em quando encontro alguém. Encontrei você. Sou do Rio de Janeiro. Sou musico, cantor e compositor. Tenho uma pequena horta orgânica no meu prédio em ipanema. Estou prestes a expandi-la. Ando de bicicleta todos os dias. É meu principal meio de transporte. Não lembro a ultima vez que comprei roupa. Faz mais de 10 anos. Consumo pouco e ganho mais do que gasto.

    Gostaria de trocar ideias.
    Precisando, é so falar!
    abs

  2. Livia Freitas
    dez 19, 2015 at 1:27 am

    Estou encantada e ao mesmo “incomodada” após ler os textos!!
    Muito bacana e provocativo!! Consegue trazer uma nova perspectiva com muita simplicidade, o que torna de muito fácil entendimento.
    Parabéns pelo excelente trabalho!!

  3. dez 29, 2015 at 12:53 pm

    […] Link para o artigo completo no Medium […]

  4. Raniere Santiago
    mar 23, 2016 at 9:13 am

    Olá Gustavo! Como vai?
    O texto realmente é impactante! Parabéns!
    Compartilho o seu pensamento também. Acho que o emprego como hoje o conhecemos não atende mais.
    Sou desenvolvedor de software, como posso fazer parte do seu projeto e ajudá-lo a alcançar os objetivos?
    Grande abraço!

    • Gustavo Tanaka
      mar 28, 2016 at 2:23 pm

      oi Raniere, tudo bem?

      me manda um email no gutanaka@gmail.com?

      A gente ta crescendo nosso time de TI e de repente podemos ver como vc pode nos ajudar.

      Abraços!

      Gustavo Tanaka

      • Robson Ross
        mar 29, 2017 at 1:23 pm

        Muito bom seu texto . essa e a grande verdade que esta acontecendo, o planeta esta passando por uma grande transformacao.r

  5. jun 29, 2016 at 3:31 pm

    […] título desse post é o nome de um dos texto do Gustavo que mais bombou na […]

  6. jul 25, 2016 at 12:59 am

    […] dizer. Mas seja como for, isso tem valor de transformação. Há algo de grandioso acontecendo, sim. Muitos movimentos têm surgido, como os de desescolarização, consumo consciente, apoio ao […]

  7. Maria Helena de Oliveira Roman
    dez 03, 2016 at 4:44 pm

    Cara, vc sistematizou o que estava na minha cabeça!

  8. dez 30, 2016 at 1:53 am

    […] bem descreveu Gustavo Tanaka, “existe algo grandioso acontecendo no mundo”. Estamos convidados a assumir um papel de agente de transformação na criação de novos […]

  9. Elidinalva pinto
    abr 16, 2017 at 5:19 pm

    gostei muito desse post,eu também penso da mesma forma,pena que somos a minoria!

POST YOUR COMMENT

Your email address will not be published.